O Santo Rosário

O Santo Rosário

mae

ROSÁRIO SEGUNDO SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT 

sao

“Uno-me a todos os santos que estão no céu, a todos os justos que estão na terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a vós, meu Jesus, para louvar dignamente vossa santa Mãe, e louvar-vos nela e por ela. Renuncio a todas as distrações que me vierem durante este rosário que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último de minha vida.”

terço

 

Oferecimento do Terço – (Antes do início do Terço)

Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particularmente … (aqui colocam-se as intenções)

 

Ofereço-vos, Santíssima Trindade, este credo para honrar todos os mistérios da nossa fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias, para honrar a unidade de vossa essência e a Trindade de vossas pessoas. Peço-vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente. Amém.

Creio – (na cruz)

 

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhãos dos santos, na remissão dos pecados, na Ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Oração do Pai-Nosso – (Todas as bolas maiores)

Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Oração da Ave-Maria – (Todas as dezenas – bolas menores)

Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.


Glória ao Pai – (Ao final de cada dezena)

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! 

Jaculatória– (Após os Glória ao Pai)

as que mais precisarem da vossa misericórdia. Abençoai o Santo Padre o Papa, o nossoÓ meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, socorrei principalmente  Bispo Diocesano, o nosso Pároco e todo o clero, abençoai as nossas famílias e daí-nos a paz.

Agradecimento (Última oração ao final do terço)

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha.


Salve Rainha,
Mãe de Misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degrados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria.
V.Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R.para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 MISTÉRIOS DO ROSÁRIO

 

 

MISTÉRIOS GOZOSOS

(segunda-feira e sábado)

1misterio

1 – Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria.”Ave, Cheia de graça, o Senhor é contigo…” (Lc 1,28-38)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena, para honrar a vossa Encarnação no seio da Virgem Maria, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão, uma profunda humildade, Assim seja.

2misterio

2 – A visita de Maria à sua prima Santa Isabel. “De onde me vem a felicidade de que a Mãe do meu Senhor me visite!” (Lc 1,43)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a visitação de vossa Santa Mãe, a sua prima Santa Isabel e a santificação de São João Batista; e vos pedimos por este mistério e por      intercessão de vossa Mãe Santíssima, a caridade para com o nossopróximo. Assim seja.                                                                                                                                                                                  

3misterio

3 – Nascimento de Jesus na gruta de Belém.”O verbo se fez carne e habitou entre nós.” (Jo 1,14)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar o vosso nascimento no estábulo de Belém, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desapego dos bens terrenos, o desprezo das riquezas e o amor a pobreza. Assim seja.

4misterio

4 – Apresentação do Menino Jesus no Templo.”Eis que este Menino está destinado para ser sinal de contradição” (Lc 2,34)

vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa apresentação no templo e a purificação da virgem Maria, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, uma grande pureza de corpo e alma. Assim seja.   

5misterio

5 – O encontro do Menino Jesus no Templo.”Por que me procuráveis? Não sabéis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?” (Lc 2,49)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa perca no Templo e reencontro pela Virgem Maria, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a verdadeira sabedoria. Assim seja.

MISTÉRIOS LUMINOSOS

(quinta-feiras)

1misterio

1 – Jesus no seu Batismo no Jordão.”Jesus foi ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele” (Mt 3,13-16)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar o vosso batismo no rio Jordão pelas mãos de São João Batista, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a renovação em nós, da graça do nosso próprio batismo. Assim seja.

2misterio

2 – Jesus na Sua auto-revelação na Bodas de Caná. “…Fazei o que ele vos disser.”… “Enchei as talhas de água.” Eles encheram-nas até em cima. “Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos servientes.”…” (Jo 2,1-12).

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa presença santificante nas bodas de Caná, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça da fidelidade e da união nas nossas famílias. Assim seja.

3misterio

3 – Jesus no Seu anúncio do Reino de Deus e com o convite à conversão.”Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho” (Mc 1,15-15)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar o vosso empenho na proclamação do Evangelho; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça de um fervor renovado no nosso apostolado. Assim seja.

4misterio

4 – Jesus na Sua Transfiguração. “… Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se replandecentes de brancura…”” (Lc 9,28-36)5 – Jesus na instituição da Eucaristia, expressão Sacramental do Mistério Pascal. “Tomai e comei, isto é meu corpo” (Mt 26,26-29)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar o vossa transfiguração no monte Tabor; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça da nossa própria transfiguração através da aceitação dos nossos sofrimentos e da obediência aos vossos mandamentos.  Assim seja.

 5misterio

5 – Jesus na instituição da Eucaristia, expressão Sacramental do Mistério Pascal. “Tomai e comei, isto é meu corpo” (Mt 26,26-29)

 

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a instituição do sacramento da Eucaristia e do sacerdócio cristão; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, um amor e reparação cada vez maior ao tesouro do Santíssimo Sacramento. Assim seja                                         

 

 MISTÉRIOS DOLOROSOS

(terça e sexta-feira)

1misterio

1 – A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.”Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14,38)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a mortificação de nossos sentidos. Assim seja.

2misterio

2 – A flagelação de Jesus.”Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus.” (Jo 19,1)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa sangrenta flagelação, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a contrição de nossos pecados. Assim seja.

3misterio

3 –Jesus é coroado de espinhos.”Teceram uma coroa de espinhos e puseram-na sobre sua cabeça dizendo: Salve, rei dos judeus.” (Mc 15,17-18)

 Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa coroação de espinhos, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima o desprezo do mundo. Assim seja.

4misterio

 4 – Jesus carrega a Cruz para o Monte Calvário.”Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mt 16,24)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar o carregamento da cruz, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja.

5misterio

5 – A crucificação, sofrimento e morte de Jesus.”Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23,46)

 

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa crucifixão e morte ignominiosa sobre o Calvário, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do Purgatório. Assim seja.

MISTÉRIOS GLORIOSOS

(quarta-feira e domingo)

1misterio
1 – A ressurreição de Jesus.”Não temais! Sei que procurais Jesus crucificado. Não está aqui, porque ressuscitou como havia predito.” (Mt 28,5-6)

 Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa ressurreição gloriosa, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, o amor de Deus e o fervor no nosso serviço. Assim seja.

2misterio
2 – A ascensão de Jesus aos Céus.”E, enquanto os abençoava, foi-se afastando deles, e subindo para o céu.” (Lc 24,51)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a vossa triunfante ascensão, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do céu, nossa querida pátria. Assim seja.

3misterio
3 – A descida do Espírito Santo.”Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas.” (At 2,4)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar o mistério de Pentecostes, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a descida do Espírito Santo em nossas almas. Assim seja.

4misterio
4 – A assunção de Maria Santíssima aos Céus.”Fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso.” (Lc 1,49)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a triunfal assunção de vossa Mãe ao céu, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, uma terna devoção para com toda boa mãe. Assim seja.

5misterio
5 – Coroação de N. Sra. como Rainha do céu e da terra.”Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12,1)

Nós vos oferecemos Senhor Jesus, esta dezena para honrar a coroação gloriosa de vossa Mãe Santíssima no céu, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a perseverança na graça e a coroa da glória. Assim seja.

 

Anterior Vocacionados a Vida
Próximo Terço da Misericórdia

Sobre o autor

Imprensa