Nossa História

Nossa História

NOSSA HISTÓRIA

Em 25 de maio de 2002 chegou ao Complexo da Maré, na Nova Holanda um neossacerdote chamado Pe. Geovane, com 24 anos de idade e alguns dias de padre, já que foi ordenado no dia 01 de maio do mesmo ano. Sua alegria atraiu muitas pessoas, e muitos jovens sentiam a necessidade de servir a Deus, dedicando-se totalmente a Ele.

O Pe. Geovane por inspiração divina foi chamado a fundar uma comunidade religiosa, porém ele sabia que precisava rezar muito para saber se era realmente a vontade de Deus, assim guardava esse desejo em seu coração, pois compreendia que tudo tem seu tempo e que seria o Espírito Santo que lhe conduziria. Começou a surgir muitas vocações, sendo assim, o Padre encaminhava os rapazes para o Seminário São José ou alguma Ordem que se identificassem e as moças para conhecer algumas Congregações que lhes agradasse.

De maneira espontânea, quase que “sem querer”, no ano de 2003 alguns jovens passaram a se reunir juntamente com o Padre para orar. Rezavam o rosário e depois era feito um momento de experiência de oração, pedindo os dons e carismas do Espírito Santo (algo muito comum em Grupos de Oração), conforme a espiritualidade kerigmática, sendo uma forte característica daqueles que estavam reunidos. Era habitual buscar momentos de partilha, de lazeres, de fraternidade estando sempre juntos, quando lhes era possível. A Comunidade teve início de maneira natural, simplesmente foi acontecendo e era bom, momentos únicos, pois a união fazia toda diferença e outros iam se juntando querendo viver essa forma de vida.  Além de momentos internos em comum,  aconteciam também as atividades externas, a evangelização nas ruas, como grupos de oração e ida aos locais que se vende drogas (popularmente conhecido como “bocas de fumo”).

Com a permissão do então Arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ e sob a orientação do Bispo responsável pelos Institutos de Vida Consagrada, Dom Wilson Tadeu no dia 23 de setembro de 2004 (comemoração litúrgica do Baluarte, São Padre Pio) foi oficialmente fundada a Comunidade Preciosa Vida.

O Instituto Preciosa Vida tem 11 anos de existência e atualmente conta com quatro casas masculinas e três casas femininas na Arquidiocese do Rio de Janeiro, e uma casa feminina na Diocese de Valença, em Paraíba do Sul em comunhão com a Irmandade Nossa Senhora da Piedade.  Também temos o Ramo dos Oblatos e Oblatas que residem em suas casas. Essa Família Preciosa compreende que sendo Deus o princípio e consumação de todas as coisas, eleva a Ele suas intenções e preces, pois somente pela graça e por amor ao Reino é que se dá a alegria de trabalhar em Sua obra.