MORTE DE MEDITAÇÃO NA CAPELA DE DOMUS SANCTAE MARTHAE

MORTE DE MEDITAÇÃO NA CAPELA DE  DOMUS SANCTAE MARTHAE

POPE FRANCIS

Homem de paternidade

Segunda feira, 18 de dezembro de 2017

 

(de: L’Osservatore Romano , editado diariamente, ano CLVII, n.290, 19/12/2017)

Para São José – “a sombra do Pai” que “sem dizer uma palavra” e se deixa desencorajar por “conversar” acreditava e obedecia a Deus, tornando-se “encarregado de paternidade e mistério” – o Papa Francis sugeriu contato quando ” não entendemos muitas coisas, temos tantos problemas, tanta angústia, tanta escuridão “. E ele propôs esta oração: José, “nos ajude, vocês que sabem andar no escuro, vocês que sabem ouvir a voz de Deus, vocês que sabem como continuar em silêncio”.

Apenas o grande testemunho de Joseph foi relançado pelo Papa, em toda a sua força e eventos atuais, na Missa celebrada na manhã de segunda-feira, 18 de dezembro, em Santa Marta. “Assim, Jesus Cristo foi gerado”: repetindo as primeiras palavras da passagem evangélica de Mateus (1, 18-24), proposta pela liturgia, Francisco deu os passos para sua meditação. “Quando Mary voltou de Ain-Karim, da casa de Elizabeth, os sinais da maternidade começaram a ser visíveis”, lembrou ele. E “Joseph percebeu e não entendia: pensamos nesse homem com dúvidas, com tristeza, procurava explicações, mas porque ele a amava tanto e sabia que ela era uma mulher de Deus, não conseguia encontrar uma saída para seus pensamentos ». Uma atitude, o Papa apontou, certamente “muito diferente do que o chattering do país fez no mercado”,

É sobre a “dor de Joseph” que o Papa centrou sua atenção. “Com essa dor, dúvida, sofrimento – disse o Papa – Giuseppe não quer mandar Mary para longe e decide deixá-la em silêncio”. Em suma, ele escolhe “não acusá-la publicamente, porque sabia. Ele a conhecia: “essa garota, eu a conheço, eu a amo, ela é pura, não entendo isso” ».

Mas precisamente “no meio de sua dúvida, de sua tristeza, o Senhor interveio em um sonho”, continuou Francesco, ressaltando que “nesse sonho ele foi informado sobre o que aconteceu. E Joseph obedeceu: ele acreditava e obedecia. ” As palavras do anjo do Senhor são claras, como Mateus nos diz em seu evangelho: “José, filho de Davi, não tenha medo de levar a Maria, sua esposa, com você. Na verdade, a criança que é gerada nela, vem do Espírito Santo “.

Enquanto José vivia essa forte experiência, o Papa apontou: “O mercado foi conversado: aquelas conversas que prosseguiram, em frente, até a blasfêmia, para mim, o mais feio, o mais forte contra o Senhor, em boca para os fariseus, que João aprende no capítulo 6 “.

“Em vez disso, Giuseppe estava lutando por dentro”, explicou Francesco. E “naquela luta” aqui está “a voz de Deus que lhe diz:” levante-se! “. E precisamente “levantar” retorna “muitas vezes, no início de uma missão, na Bíblia”. Então a voz de Deus diz a José: “Levante-se, leve a Maria, leve-a à sua casa; assumir o controle da situação, tomar essa situação em suas próprias mãos e seguir em frente “.

“Joseph – observou o Papa – não foi para seus amigos para se consolar, ele não foi ao psiquiatra para interpretar o sonho: não, ele acreditava”. E “ele seguiu em frente, ele tomou a situação em suas mãos”. Em essência, Joseph “teve que se encarregar de duas coisas, de paternidade e mistério”.

Antes de tudo, explicou o Pontífice: “José teve que se encarregar da paternidade”. E “esta passagem do evangelho vem imediatamente após a genealogia de Jesus, com a qual o Evangelho de Mateus começa: ele começa com seu pai Abraão e termina com seu pai José”. E “há uma frase na genealogia que Lucas escreve:” Jesus, quando começou seu ministério, tinha cerca de trinta anos e era filho, como era suposto, de Joseph “». Portanto, Lucas “não diz:” era filho de José “»; mas ele escreve, na prática, que todos pensaram que “ele era o filho de Joseph”. Isto significa que o Papa disse que Joseph “tomou conta de uma paternidade que não era dele: veio do Pai”. E “ele apresentou a paternidade com o que significa: não só apoiar Maria e a criança, mas também fazer com que a criança cresça, ensinar-lhe a arte, leve-o à maturidade do homem “. Então, José se tornou “encarregado da paternidade que não é dele, pertence a Deus, sem dizer uma palavra: no Evangelho não há palavra falada por José, homem de silêncio, de obediência silenciosa”.

A segunda coisa que Joseph tomou sobre si mesmo é “o mistério: ele leva a paternidade e o mistério nas mãos”. É “o mistério que ouvimos na primeira leitura, na passagem de Jeremias” (23, 5-8). “O grande mistério que começa aqui – explicou Francesco – é levar as pessoas de volta a Deus”. Na realidade, “não era o mistério de sair da escravidão do Egito: isso era re-conduzir, o mistério da recriação que, como diz a liturgia, é mais maravilhoso do que a criação”. E “Joseph leva este mistério em suas mãos e ajuda com o seu silêncio, com a sua obra, até o momento em que Deus o chama para si mesmo”.

“Deste homem que se encarregou da paternidade e do mistério – apontou o Pontífice – é a sombra do Pai, a sombra de Deus Pai”. E “se Jesus aprendeu a dizer” pai “,” pai “, a seu Pai que conheceu como Deus, ele o aprendeu da vida, do testemunho de José: o homem que guarda, o homem que faz crescer, o ‘homem que exerce toda paternidade e todo mistério, mas não toma nada por si mesmo. Nada. ”

Giuseppe “está lá, silencioso”, reiterou Francesco. «Isto – acrescentou ele – é o grande Joseph, de quem Deus precisava continuar o mistério da re-direção do povo para a nova criação». Precisamente, seu “exemplo – o Papa concluiu – nos ensina tantas coisas que podemos refletir, mas, acima de tudo, nos da coragem de ir até ele quando não entendemos muitas coisas, quando temos tantos problemas, tanta angústia, tantas obscuridades, e simplesmente dizer-lhe: “Ajude-nos, vocês que sabem a andar no escuro, vocês que sabem ouvir a voz de Deus, vocês que sabem como continuar em silêncio” ».

 

 


© Copyright – Biblioteca de publicação do Vaticano

Anterior Papa: doente nunca deve ser abandonado, eutanásia é sempre ilícita
Próximo Papa: o coração deve ser fecundo, não é peça de museu

Sobre o autor

Imprensa