MEDITAÇÃO MATTUTINA NA TAMPÃO DO DOMUS SANCTAE MARTHAE A graça do arrependimento

MEDITAÇÃO MATTUTINA NA TAMPÃO DO  DOMUS SANCTAE MARTHAE  A graça do arrependimento

PAPA FRANCESCO

MEDITAÇÃO MATTUTINA NA TAMPÃO DO
DOMUS SANCTAE MARTHAE

A graça do arrependimento

Sexta-feira, 6 de outubro de 2017

 

Nosso “primeiro nome é” pecador “”. Por esta razão, “pedimos ao Senhor a graça da vergonha” diante de Deus Todo-Poderoso, que “abraça-nos” com toda a sua misericórdia. E “para pedir o caminho certo, o profeta Baruc nos diz hoje”, disse o Papa Francis na Missa celebrada na manhã de sexta-feira, 6 de outubro, em Santa Marta.

De fato, “a primeira leitura é um ato de arrependimento”, observou imediatamente, referindo-se aos passos do livro de Baruc (1: 15-22). “As pessoas se arrependem perante o Senhor e pedem perdão de seus pecados: é agradável observar a glória do Senhor e as coisas ruins que ele fez”. E “a passagem do profeta Baruc começa assim:” Para o Senhor, nosso Deus, justiça “, porque ele está certo e” para nós desonramos nosso rosto “.

Portanto, o Pontífice disse: “Eles sentem isso, sem honra e com esse coração pedem perdão”. E “eles não dizem:” Nós fizemos isso, isto, isto, isto … “: as coisas que eles fizeram sempre, dizem isso em relação ao Senhor, diante do Senhor”. Este é o “caminho para se arrepender: todas as pessoas se arrependeram naquele momento e pedem perdão para todos” os habitantes de Jerusalém, nossos reis e nossos líderes, nossos sacerdotes e profetas, e nossos pais, porque pecamos contra o Senhor “.

“Isso significa que todos somos pecadores, todos”, relançou Francesco. Então, “ninguém pode dizer” estou certo “ou” não sou assim nem aquilo “. Mas sim reconhecer que “eu sou um pecador”. E “Eu diria que é quase o primeiro nome que todos nós temos: pecadores”, disse o Papa, perguntando: “Por que somos pecadores? Desobedecemos, sempre em relação ao Senhor: ele disse algo e nós fizemos outro; Nós não ouvimos a voz do Senhor: ele nos falou tantas vezes “. Na verdade, ele insistiu: “na nossa vida, todos podem pensar”, quantas vezes o Senhor falou comigo, quantas vezes eu não ouvi! ” Por exemplo, ele continuou: “ele falou com seus pais, com sua família, com o catequista, na igreja, nos sermões, ele também falou em nosso coração:

Ainda é lido na passagem Baruc proposta pela liturgia: “Nós nos rebelamos contra o Senhor nosso Deus”. E “o pecado é sempre isso” porque “o pecado isolado não existe”. Porque “o pecado é sempre pecado porque é em relação a Deus”. Na verdade, o Pontífice explicou: “pecado isolado” está na “descrição nos livros, mas na vida um pecado é sempre uma coisa ruim diante de Deus, em seu relacionamento com ele”. E assim, continuou o Papa, assumindo as palavras da canção de Baruc, “nos rebelamos” para ele, “nós éramos obstinados em não ouvir sua voz”: aqui está a “teimosia do coração”.

“Eu acho – Francisco confiou – que o profeta ensina-nos a se arrepender; Ele nos ensina a pedir perdão, a verdadeira maneira “. Baruc escreve que “com o pecado veio sobre nós muitos males”: e isto “porque – ele notou o Papa – pecado arruinar, arruinar seu coração, arruinar sua vida, arruinar sua alma: enfraquecer, doente”. Ainda é lido na passagem de Baruc: “Não ouvimos a voz do Senhor” e, de fato, “cada um de nós, em vez de ouvir a voz do Senhor”, seguiu as inclinações perversas de seu coração, serviu deuses estrangeiros, O que é ruim aos olhos do Senhor “.

Em essência, o Pontífice disse: “O Senhor nos falou”, mas “cada um de nós fez o contrário: ele caiu na idolatria, as pequenas idolatrias de todos os dias, ele fez o que é ruim aos olhos do Senhor e tem seguiu “as inclinações perversas do coração” “.

“Nós sabemos”, disse ele, sugerindo um reflexo pessoal, “que em nossos corações há tantas inclinações para nossos pecados: para ganância, inveja, ódio, malícia”. E “nós pensamos” apenas para “maldade: talvez você não – eu não sei – mas quantas vezes falei mal com os outros? Quantas vezes me espalhei? ” A maldade, de fato, “é uma inclinação do coração: arruinar a vida dos outros”. Mais: “Nós varremos nossas roupas quando ouvimos notícias de guerras, mas sparring é uma guerra, é uma guerra de coração para destruir o outro”. E quando “o Senhor nos diz:” Não, não atire, fique em silêncio “, mas” eu faço o que eu quero “.

É importante, portanto, que Francesco tenha assinalado “sempre observar o pecado nesta relação com o Senhor que nos ama, nos dá tudo”, mesmo que “façamos o que queremos”. Por esta razão, ele sugeriu novamente: “Quando realizamos nosso exame de consciência ou nos preparamos para a confissão, não devemos apenas fazer uma lista de pecados, como a lista telefônica ou a lista que sai em supermercados: não”. É necessário reconhecer “este pecado que eu fiz antes do Senhor: sempre faça o relatório:” Eu fiz isso antes de você “.

Muitas vezes, ele observou: “Nós vamos confessar com a lista de pecados – feio, é verdade – e jogá-lo por todo o padre, e manter a calma”. Mas, ele continuou: “Eu me pergunto, onde está o Senhor, ai? Penso que esse pecado é contra o Senhor? “Oh, eu não pensei nisso”. No entanto, “não é uma mancha para tirar, se fosse uma mancha seria suficiente para ir ao tintura e limpar”. Em vez disso, o Papa explicou: “O pecado é uma rebelião contra o Senhor: é feio em si mesmo, mas feio contra o bom Senhor”. Então, “se penso em meus pecados, em vez de entrar na depressão, sinto esse grande sentimento: a vergonha, a desgraça falada pelo profeta Baruc”. Porque “a vergonha é uma graça: sentir vergonha diante do Senhor”.

Daí a proposta de um exame de consciência pessoal: “Ninguém responde, mas sim, você responde em seu coração: você já ouviu vergonha perante o Senhor por seus pecados? Você pediu a graça da vergonha, a graça da vergonha diante de você, Senhor, o que eu fiz com você? Porque eu sou maligno: Cure-me, Senhor “. E “o Senhor nos cura a todos”, disse o Papa, lembrando que a vergonha “abre a porta para a cura do Senhor”.

Por sua parte, Francisco continuou: “o que o Senhor faz? Faça o que oramos na oração no início: “Senhor, você que revela sua onipotência, especialmente com misericórdia e perdão”. Portanto, “quando o Senhor nos vê assim,” devemos ter vergonha do que fizemos e humildemente pedir perdão: ele é o onipotente, apaga, abraça, cuida de nós e nos perdoa “. Mas “para chegar ao perdão da estrada é o que o profeta Baruc nos ensina hoje”.

“Hoje louvamos ao Senhor – foi a exortação do Papa – porque queria demonstrar a onipotência na misericórdia e no perdão; então, mesmo na criação do mundo, mas isso é o segundo “. E, acima de tudo, em misericórdia e perdão, e na presença de um Deus tão bom, que perdoa a todos, que tem muita misericórdia, pedimos a vergonha da graça da vergonha; a graça de sentir desonra “. Como Baruc escreve, “ao Senhor nosso Deus, justiça; para nós, desonra, isto é, vergonha “. E com esta vergonha, acesse o que é tão poderoso em misericórdia e perdão “.

 


© Copyright – Biblioteca de publicação do Vaticano

Anterior
Próximo Papa em Santa Marta: a graça da vergonha nos cura do pecado

Sobre o autor

Imprensa